quinta-feira, 16 de abril de 2009

Visita ao Museu das Comunicações



Após a visita virtual ao museu, integrada nas aulas de CLC e STC, realizámos esta visita de estudo ao Museu das Comunicações.
No dia 26 de Março de 2009 começámos a nossa viagem, dirigindo-nos ao terminal fluvial do Seixal. A travessia foi um pouco conturbada devido à ondulação que existia.
No decorrer do caminho para o museu fomos convivendo e apreciando monumentos, como
a igreja de São Paulo.
No largo de S. Paulo fica situado o Quiosque onde se rodou parte do filme” A casa da Rússia” contracenado pelo conhecido actor Sean Connery.

Ao iniciarmos a visita ao Museu, deparámo-nos com algo insólito: Um tanque que pertenceu à guerra colonial instalado no átrio.
No decorrer da visita vimos como ao longo dos tempos evoluíram as telecomunicações. Observámos inicialmente que a maior parte dos instrumentos expostos eram de origem francesa, devido à influência da Revolução Francesa.
Com a Revolução Industrial Inglesa, as telecomunicações tiveram um novo apogeu.
Ficámos a conhecer a história das telecomunicações, desde o início, com o código Morse composto por pontos e traços, até aos dias de hoje, com a actual videoconferência.

Agradecemos o facto de nos terem proporcionado este tipo de actividade extra-escolar, relacionado com a unidade de competência : tecnologia e telecomunicações. Gostaríamos de ver repetidas estas iniciativas que conduzem a aprendizagens fora do contexto formal que é a escola.

O grupo de formandos - turma 4

No dia 26 de Março de 2009, duas alunas do EFA1 secundário, a frequentar o ensino nocturno, juntaram-se a outra turma dos EFA diurno e cerca das 9h e 15m deslocaram-se para o Seixal, onde apanharam o barco rumo a Lisboa.
Depois da chegada a Lisboa, encaminharam-se num passeio pedonal pelas ruas da cidade até ao Museu das Telecomunicações.
Ao chegarmos a este museu, deparamo-nos logo à entrada com uma vasta variedade de equipamentos de comunicação, utilizados há anos atrás pelas forças militares.
Depois de uma pequena espera, iniciámos a nossa visita, que foi muito gratificante, quer em termos de conhecimentos destes equipamentos, quer em termos de manuseamento de alguns deles. Pudemos assim, comparar a visita feita virtualmente com o contacto real destes equipamentos.
Foi uma visita muito gratificante não só em termos de conhecimento, como também pelo convívio com os alunos da outra turma e seus formadores. Adorámos e é pena que os restantes alunos não tenham tido oportunidade de visitar este museu e assim, enriquecer um pouco mais a sua cultura.

Olga Gonçalves e Marisa Leão- turma 1

2 comentários:

Anónimo disse...

a visita foi fantastica, deveria ser aconselhada a todos os alunos

Cursos EFA disse...

Obrigada pelo comentário.
cada um de nós (formadores e formandos) passaremos a mensagem.