quinta-feira, 24 de março de 2011

TRAÇOS DE UNIÃO

A turma EFA 5SA partilhou com a comunidade educativa a sua actividade integradora - "Traços de União" - no dia 21 de Março, dia em que se comemora o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminaçao Racial, celebrando assim o espírito de interculturalidade que tão bem caracteriza a nossa escola.

Esta actividade reflecte as competência adquiridas nas seguintes UFCD: CP_4, CLC_6 e STC_6.




Após um compasso de espera, que permitiu aos muitos formandos e formadores de outras turmas ver os trabalhos expostos no auditório sobre a temática trabalhada - inquérito sobre a imigração; associações ligadas à imigração, Declaração Universal dos Direitos do Homem e pensamentos sobre o racismo, deu-se início ao evento com a leitura de poemas de diversos autores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa sobre multi e interculturalidade.


Em seguida, foram exibidos pequenos filmes, produzidos pelos formandos, alusivos a diversas situações do nosso dia-a-dia, claramente conotadas com racismo e preconceito.

O último momento da actividade centrou-se num debate que contou com a presença de representantes da Frente Anti-Racista, da Associação Cabo-Verdiana do Seixal e da Junta de Freguesia de Amora, sob o mote "Como desconstruir preconceitos?"




O debate foi animado por diversas intervenções da audiência face às apresentações dos oradores convidados e a alguns dados mencionados no questionário sobre a imigração, mostrando bem a importância de envolver a escola, entre outras instituições, no debate destas questões, de forma a promover um ambiente verdadeiramente intercultural, em que cada um contribua para o todo e em que todos se sintam incluídos!
À laia de conclusão, poderíamos dizer que o que faz a diferença não é a nossa aparência, mas aquilo que somos ... e todos temos que nos esforçar para vencer aqueles "pequeninos" preconceitos que acompanham o nosso dia-a-dia.

Sem comentários: