quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
É Natal, é Natal...
- 12 e 13 de dezembro - Exposição no auditório (turmas 1B3, 2SA, 5SA, 8SA e TAE2)
- 15 de dezembro - Festa de Natal, organizada pelos formandos das turmas de ação educativa. A festa de Natal começará pelas 20H00 e incluirá cantigas e duas peças de teatro infantil.
Contamos com a vossa presença!
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
COLÓQUIO NA ESA - SUPORTE BÁSICO DE VIDA
A turma EFA 5SA organiza hoje, dia 7 de dezembro de 2011, pelas 20H30, no Auditório da ESA, um colóquio subordinado ao tema "Suporte Básico de Vida", que vai ter como oradora Ana Frade Campos, Técnica de Cardiopneumologia do Hospital Garcia de Orta.
Não falte!
Venha aprender a agir em situações de emergência!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
De regresso...
domingo, 18 de setembro de 2011
Um referencial sempre à mão
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
EFA a Ler+
"Depois do sucesso alcançado junto dos formandos dos Centros Novas Oportunidades e das suas famílias, o projecto Novas Oportunidades a Ler+ tem agora uma nova vertente. Intitulada "EFA a Ler+" esta nova vertente tem como destinatários os adultos que se encontrem a frequentar cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e, através destes, os seus círculos de familiares e amigos."
in Newsletter Novas Oportunidades nº 29
sábado, 30 de julho de 2011
Agosto
Na pausa de Agosto, a equipa dos Cursos EFA deseja a todos um tempo de descanso, de aprendizagens e de boas leituras.
Pode consultar AQUI as sugestões de leitura do projecto Novas Oportunidades a Ler+, integrado no Plano Nacional de Leitura
segunda-feira, 27 de junho de 2011
(H)aja Saúde
No passado dia 15 de Junho, na Sala de Expressões, a turma EFA 8SA dinamizou uma Actividade Integradora, apelando ao equilíbrio da mente e do corpo.
Sob a orientação de Marina Issakova, formandos, formadores e demais convidados, de idades diversas, puderam experienciar um workshop de Yoga, que mereceu a aprovação dos participantes.
Logo a seguir, foi lida uma história Zen, apelando à abertura da mente para melhor usufruto dos novos conhecimentos que possamos adquirir.
Na sala contígua foram servidos chás, cujas propriedades iam sendo reveladas ao mesmo tempo que se vertia o líquido a degustar.
Num ambiente propício ao convívio descontraído, fez-se uma visita à exposição de trabalhos: um herbário e um lote interessante de panfletos sobre mezinhas e propriedades curativas das plantas.
Antes de provar mais um chá fumegante, e umas bolachinhas a preceito, o convite para fazer um teste "Vai viver até aos 100 anos?".
À saída, ainda houve tempo e muito ânimo para deixar as salas arrumadinhas.
Não nos esquecemos de usar o "Ecoponto" que preparámos para a Actividade Integradora anterior.
Lá fora, perto da Polivalente, esperava-nos o telescópio.
Valeu a pena! Obrigada a todos vós!
segunda-feira, 30 de maio de 2011
MEGAPOLIS
terça-feira, 10 de maio de 2011
Dia da Europa
No auditório da ESA esteve patente uma exposição que foi organizada pelo Grupo de Geografia e os trabalhos foram realizados pelos alunos do 3º ciclo do ensino básico e dos 10º e 11º anos do secundário. diurno.. No ensino nocturno,com dinamização de formandos e formadores EFA foram apresentados pequenos filmes sobre o Dia da Europa e distribuídos folhetos informativos aos visitantes, os quais tiveram ainda a oportunidade de colocar questões sobre esta temática, assim como de realizar actividades práticas que consistiram na construção de puzzles.
terça-feira, 5 de abril de 2011
O Voki
quinta-feira, 24 de março de 2011
TRAÇOS DE UNIÃO
Em seguida, foram exibidos pequenos filmes, produzidos pelos formandos, alusivos a diversas situações do nosso dia-a-dia, claramente conotadas com racismo e preconceito.
O debate foi animado por diversas intervenções da audiência face às apresentações dos oradores convidados e a alguns dados mencionados no questionário sobre a imigração, mostrando bem a importância de envolver a escola, entre outras instituições, no debate destas questões, de forma a promover um ambiente verdadeiramente intercultural, em que cada um contribua para o todo e em que todos se sintam incluídos!
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Voluntariado - Testemunho
Começou-se por ouvir o João Pinto da turma 1B3, acompanhado por Stivan Ramos. Eles explicaram que esta apresentação surgiu do tema de vida escolhido pela turma: Problemas Sociais e da actividade de recolha de alimentos, roupas e bens alimentares realizada na área de Cidadania e Empregabilidade. O que se recolheu foi entregue às instituições: AMI, Paróquia e Projecto Escolhas.
A professora Lígia Sequeira foi convidada pela professora de cidadania para dar o seu testemunho, porque já foi voluntária na AMI.
A professora Lígia informou-nos que esteve no Senegal, em Timor e em Moçambique para ajudar as pessoas necessitadas, fazendo voluntariado, ajudando a construir uma escola para que as crianças tivessem aulas. Mostrou-nos fotografias de pessoas necessitadas, com más condições de vida, mas também de praias africanas, resumidamente mostrou-nos um pouco de tudo.
A professora, voluntária na AMI, primeiro comprou um pacote de férias e deslocava-se sempre para essas zonas com alojamento pago, e o dinheiro que sobrava era directamente para a comunidade local, a comunidade necessitada.
Foi muito generoso e interessante o facto da professora Lígia Sequeira ter tido estas acções perante quem realmente precisa. É preciso ter uma enorme força de vontade e ser muito solidário. E a professora frisou que este ano é o ano internacional do voluntariado, e disse: “não pense que amanhã fará, mas sim que amanhã certas pessoas poderão começar uma vida nova”.
Vitor, Stivan, João e Helder
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Contribuição de solidariedade para a AMI
Quando chegámos à AMI fomos recebidos pela Dra. Vânia Pinto que nos guiou durante a visita às instalações.
Quando perguntámos que tipo de classe social é que recorria à AMI a Dra. Vânia respondeu que houve uma alteração, actualmente recorrem à AMI pessoas sem abrigo, de classe baixa, classe média baixa e até mesmo pessoas da classe média com mais dificuldades devido a dividas e desemprego. Durante o ano de 2009 ajudaram 900 pessoas e apenas em 3 meses de 2010 ajudaram 800 pessoas.
Para poderem ajudar as pessoas, eles solicitam contributos de:
• Medicamentos dentro do prazo
• Radiografias
• Telemóveis inutilizáveis para reciclagem.
Mesmo sem muitos meios conseguem dinamizar muitas actividades, tais como: ensinar a dar formação sobre sexualidade, saúde e higiene entre os grupos que frequentam a instituição. Celebram no final de cada mês os aniversários das pessoas que fazem anos nesse mês.
Concluindo, ficámos a conhecer uma organização de solidariedade, que nos agradou bastante