terça-feira, 1 de junho de 2010

Temas como o racismo, a natureza, poluição ambiental e amor.

No dia 11 de Maio de 2010 tive a oportunidade de conhecer “Os confrades da Poesia”. O grupo foi fundado no dia 1 de Agosto de 2008 pelo Sr. Pinhal Dias e a sua esposa Sra. Conceição Tomé. Os elementos do grupo visitaram a Escola Secundária de Amora e deram uma palestra no auditório da escola, onde declamaram poemas variados de poetas de renome, como António Gedeão e a “Pedra filosofal”, Fernando pessoa e “O Mostrengo” e Almeida Garrett e a “Nau Catrineta”.

Na minha opinião, a palestra foi bastante interessante, pois os poemas em geral transmitem sempre uma mensagem. Há sempre algo para ouvir e reflectir. Tratavam temas como o racismo, a natureza, poluição ambiental e amor.

Um dos poetas que preferi ouvir foi o Sr. Miraldino Carvalho, de raízes alentejanas, onde as décimas são comuns e a feitio de declamar cativante. Um dos meus preferidos foi o poema “Amizade”, o qual nos advertia para os amigos que vamos tendo ao longo da vida e que nem todos são o que parecem. Bastante interessante.

Já o professor da escola e membro do grupo, Professor José Jacinto, cativou os menos convencidos em relação à poesia, com poemas sobre as terras da margem sul, ou cómicos, em que utilizava a gíria ou sátiras sobre os ciganos. Foi definitivamente dos momentos de que mais gostei na palestra.

Em suma, parece-me que a iniciativa do grupo de promover a poesia e os seus próprios poemas, resultou bastante bem. Mesmo para quem não admira poesia, foi uma óptima oportunidade de ouvir declamar bons poetas portugueses.

David Martins

EFA SC 357

Sem comentários: