Começou-se por ouvir o João Pinto da turma 1B3, acompanhado por Stivan Ramos. Eles explicaram que esta apresentação surgiu do tema de vida escolhido pela turma: Problemas Sociais e da actividade de recolha de alimentos, roupas e bens alimentares realizada na área de Cidadania e Empregabilidade. O que se recolheu foi entregue às instituições: AMI, Paróquia e Projecto Escolhas.
A professora Lígia Sequeira foi convidada pela professora de cidadania para dar o seu testemunho, porque já foi voluntária na AMI.
A professora Lígia informou-nos que esteve no Senegal, em Timor e em Moçambique para ajudar as pessoas necessitadas, fazendo voluntariado, ajudando a construir uma escola para que as crianças tivessem aulas. Mostrou-nos fotografias de pessoas necessitadas, com más condições de vida, mas também de praias africanas, resumidamente mostrou-nos um pouco de tudo.
A professora, voluntária na AMI, primeiro comprou um pacote de férias e deslocava-se sempre para essas zonas com alojamento pago, e o dinheiro que sobrava era directamente para a comunidade local, a comunidade necessitada.
Foi muito generoso e interessante o facto da professora Lígia Sequeira ter tido estas acções perante quem realmente precisa. É preciso ter uma enorme força de vontade e ser muito solidário. E a professora frisou que este ano é o ano internacional do voluntariado, e disse: “não pense que amanhã fará, mas sim que amanhã certas pessoas poderão começar uma vida nova”.
Vitor, Stivan, João e Helder