segunda-feira, 10 de maio de 2010

SEMANA DA SAÚDE - "UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"

PALESTRA "UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" - DRA. JACQUELINE FERNANDES


Anfiteatro da ESA - 20 de Abril de 2010




SEMANA DA SAÚDE - "ACTIVIDADE FÍSICA SEM HORA MARCADA"

PALESTRA "ACTIVIDADE FÍSICA SEM HORA MARCADA", PROF. ANA EMBAIXADOR

Refeitório da ESA - 19 de Abril de 2010



SEMANA DA SAÚDE - "PELA SUA RICA SAÚDE"

Na semana de 19 a 23 de Abril de 2010, as turmas de nível básico EFA 3B3 e EFA4B3 e de nível secundário EFA 1SA e EFA 3SA promoveram múltiplas actividades relacionadas com o bem-estar físico e mental.
Genericamente intitulada "Pela sua Rica Saúde!", esta semana contou com palestras cujos oradores, especialistas nas diversas matérias, prestaram esclarecimentos sobre conteúdos tão díspares como os benefícios da actividade física, a importância de uma alimentação saudável, a saúde da mente e a acupuntura.
Além disso, os formandos e as equipas pedagógicas das referidas turmas responsabilizaram-se pessoalmente pela dinamização de diferentes actividades, de entre as quais se destacam as que decorreram no dia 21 de Abril, a partir das 19H00, no refeitório da ESA, onde foi montado um "consultório", uma área de jogos sobre alimentação e uma zona dedicada às crenças, rezas e mezinhas características da nossa tradição popular.
Foi uma verdadeira festa promotora da saúde, em que toda a comunidade escolar foi convidada a aferir a sua condição física e mental e a enriquecer os seus conhecimentos, de forma lúdica e dinãmica, sobre as diversas temáticas presentes nesta grande esposição interactiva.
Acompanhe estes momentos vendo a nossa reportagem fotográfica e BOA SAÚDE!

terça-feira, 30 de março de 2010

Curso Técnico de Acção Educativa

No passado dia 24 de Março, a actriz marionetista, Ângela Ribeiro, teve a gentileza de se deslocar à nossa escola para ensinar as formandas do Curso Técnico de Acção Educativa a fazer fantoches de meia.
A actividade, de grande importância para o futuro profissional das formandas, decorreu num ambiente de grande produtividade e boa disposição.


quinta-feira, 25 de março de 2010

Palestra sobre O MEIO AMBIENTE

A nossa turma foi convidada a assistir a uma palestra pela presidente da direcção da Quercus, Dra. Susana Fonseca, sobre o meio ambiente.
Nesta comunicação foi abordado o tema da biodiversidade, da preocupação com o ambiente e em especial com o valor da nossa pegada ecológica, tendo sido reforçada a ideia de reduzir a pegada, uma vez que estamos a caminhar para a escassez dos recursos naturais.

Esta comunicação foi interessante porque envolveu temas que estamos a abordar no nosso curso EFA.


Gostámos bastante da apresentação, na medida em que permitiu saber qual a origem do nome Quercus, que significa árvores características dos ecossistemas florestais mediterrânicos existentes no nosso país e também aprofundámos os nossos conhecimentos nesta área.

Ruben; João; Maria José Dias; Vanessa; Verónica; Nair; Miriam e Ludmila

quarta-feira, 3 de março de 2010

COLÓQUIO SOBRE RACISMO E PRECONCEITO

No dia 23 de Fevereiro de 2010, pelas 20 horas, no Anfiteatro da ESA, assistimos ao Colóquio sobre Racismo e Preconceito, organizado pelos formandos da Turma 2B3.

A mediadora da turma, formadora Fernanda Bucho, deu início ao evento com a apresentação do percurso da turma, referindo as dificuldades naturais daqueles que estiveram afastados da escola durante alguns anos e agora retomaram os estudos, para concluir que, graças ao empenho e esforço de todos, estavam agora ali a apresentar o último trabalho que iria encerrar o percurso no ensino básico. A mediadora concluiu a sua apresentação, afirmando-se orgulhosa de todos eles e exortando-os a não olharem para este percurso como um fim, mas antes como um ponto de passagem para o ensino secundário.

De seguida, o porta-voz de cada grupo de trabalho apresentou um PowerPoint sobre os seguintes temas:

  • Racismo e Xenofobia
  • Imigração e Preconceito
  • Preconceito … Género Mulher
  • Ser Deficiente não é ser Inútil
  • Deficiência e Preconceito

Após a apresentação dos trabalhos, alguns dos formadores da turma manifestaram a sua satisfação pelo êxito dos formandos e incentivaram os formandos a continuarem os estudos.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ESA PRESENTE NO III ENCONTRO INTERCULTURAL DE SABERES E SABORES




A ESA vai participar, uma vez mais, no III ENCONTRO INTERCULTURAL DE SABERES E SABORES.

Este evento, promovido pela Câmara Municipal do Seixal e pela Junta de Freguesia de Corroios, vai decorrer no PAVILHÃO MUNICIPAL DO ALTO DO MOÍNHO, entre 22 e 28 de Fevereiro de 2010.

Esta é uma iniciativa importante pela mostra das diversas culturas coexistentes no país e, particularmente, no nosso Concelho, que inclui:

  • Música

  • Dança

  • Teatro

  • Colóquios

  • Exposições

  • Visitas temáticas

  • Gastronomia

  • Arte

  • Artesanato

Este ano, a nossa escola, para além de participar no debate sobre racismo e preconceito (25 de Fevereiro, às 20H30, no Auditório 1), vai ter um stand, onde iremos mostrar à restante comunidade o que por cá fazemos, quer a nível intercultural, quer a nível do contributo para o desenvolvimento dos objectivos do milénio.


VEM DAR-NOS O TEU APOIO!

COMPARECE NOS DIAS 25, 26, 27 E 28 DE FEVEREIRO DE 2010!