quinta-feira, 30 de abril de 2009

À conversa sobre:"O 25 de Abril"




Na sessão de hoje de Linguagem e Comunicação e Cidadania e Empregabilidade, estivemos com o professor José Baeta sobre o período antes do 25 de Abril e o que mais nos impressionou foi o truque de escrever com limão, quando ele escrevia uma carta para a família.
Deydson Cruz, Kleyser Almeida, Jailton Nascimento, Cláudio Monteiro

Achamos que ele tomou uma boa atitude quando fugiu para França para não ir para a guerra em Angola, porque ele achava que o povo de Angola tinha o direito à sua liberdade.
Patrícia, Cátia, Carolina e Sofia
Contou-nos o professor Baeta que quando se encontravam refugiados noutros países e precisavam de dar notícias ou enviar algum recado para os que se encontravam cá em Portugal, escreviam com limão para que os carteiros ao serviço PIDE não os pudessem ler.
Carina Santos, João Ning, Vanessa Ning, Divaldo Pereira

Foi vantajosa a sua partida para França, pois hoje tem a sua consciência tranquila: não ter colaborado numa guerra que só ia trazer mais tristeza ao povo.
Salete e Hortênsio



O que nos tocou mais nesta apresentação foi que o professor disse sobre a vinda de França para Portugal.
Ele disse que quando veio no comboio fez a viagem toda a chorar de alegria, lembrando o dia em que tinha saído de Portugal, por não ter concordado com as leis de Salazar.

Joel, Sandra, Eustáquio

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Visita ao Museu das Comunicações



Após a visita virtual ao museu, integrada nas aulas de CLC e STC, realizámos esta visita de estudo ao Museu das Comunicações.
No dia 26 de Março de 2009 começámos a nossa viagem, dirigindo-nos ao terminal fluvial do Seixal. A travessia foi um pouco conturbada devido à ondulação que existia.
No decorrer do caminho para o museu fomos convivendo e apreciando monumentos, como
a igreja de São Paulo.
No largo de S. Paulo fica situado o Quiosque onde se rodou parte do filme” A casa da Rússia” contracenado pelo conhecido actor Sean Connery.

Ao iniciarmos a visita ao Museu, deparámo-nos com algo insólito: Um tanque que pertenceu à guerra colonial instalado no átrio.
No decorrer da visita vimos como ao longo dos tempos evoluíram as telecomunicações. Observámos inicialmente que a maior parte dos instrumentos expostos eram de origem francesa, devido à influência da Revolução Francesa.
Com a Revolução Industrial Inglesa, as telecomunicações tiveram um novo apogeu.
Ficámos a conhecer a história das telecomunicações, desde o início, com o código Morse composto por pontos e traços, até aos dias de hoje, com a actual videoconferência.

Agradecemos o facto de nos terem proporcionado este tipo de actividade extra-escolar, relacionado com a unidade de competência : tecnologia e telecomunicações. Gostaríamos de ver repetidas estas iniciativas que conduzem a aprendizagens fora do contexto formal que é a escola.

O grupo de formandos - turma 4

No dia 26 de Março de 2009, duas alunas do EFA1 secundário, a frequentar o ensino nocturno, juntaram-se a outra turma dos EFA diurno e cerca das 9h e 15m deslocaram-se para o Seixal, onde apanharam o barco rumo a Lisboa.
Depois da chegada a Lisboa, encaminharam-se num passeio pedonal pelas ruas da cidade até ao Museu das Telecomunicações.
Ao chegarmos a este museu, deparamo-nos logo à entrada com uma vasta variedade de equipamentos de comunicação, utilizados há anos atrás pelas forças militares.
Depois de uma pequena espera, iniciámos a nossa visita, que foi muito gratificante, quer em termos de conhecimentos destes equipamentos, quer em termos de manuseamento de alguns deles. Pudemos assim, comparar a visita feita virtualmente com o contacto real destes equipamentos.
Foi uma visita muito gratificante não só em termos de conhecimento, como também pelo convívio com os alunos da outra turma e seus formadores. Adorámos e é pena que os restantes alunos não tenham tido oportunidade de visitar este museu e assim, enriquecer um pouco mais a sua cultura.

Olga Gonçalves e Marisa Leão- turma 1

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Feliz Páscoa



...são os votos da equipa de formadores e mediadoras dos Cursos EFA da Escola Secundária com 3º ciclo de Amora.